Páginas

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

HOSANA LOPES MARTINS

Nascida em João Pessoa/PB, Hosana Lopes Martins deu grandes contribuições à educação esperancense. Embora não seja natural dessas paragens, fixou-se na cidade e durante muito tempo participou ativamente da nossa sociedade.
Chegou em Espeança por volta de 1957, onde fundou a “Escola Dom Vital” na Rua Floriano Peixoto, próximo a feira. E que depois se estabeleceu na Rua São Sebastião (1969). O sucesso foi tanto que Padre Palmeira chamou-a para dirigir a Escola Paroquial, permanecendo no cargo de 1962 à 1972, quando adota uma criança e decide morar no Rio de Janeiro.
Retorna a esta cidade onze anos depois e inaugura no dia 12 de fevereiro de 1983 o “Instituto Padre Anchieta”, que funcionava no Salão Paroquial.
Possuía cunho autoritário, mas pertinente à Educação de seu povo” (Livro do Município, p. 46). Outra importante característica desta professora, além do seu amor pelo ensino, foi a formação de grupos teatrais.
Para o jornalista Evaldo Brasil, “suas peças, quase sempre, tinham como pano de fundo passagens bíblicas, quando mais distantes ainda tratavam na temática religiosa, como a Aparição de Na. Sra. de Fátima, trabalhando mensagens altruístas”.
Faleceu vítima de uma tombose em julho de 1985, depois de 49 anos de magistério mas “o exemplo dela ficou para quem sempre se preocupou em ensinar a juventude de sua época” (Blog SEDUC).
Uma escola de nossa cidade foi denominada em sua homenagem em vista dos relevantes serviços prestados à educação.

Rau Ferreira

Fonte:
Livro do Município de Esperança. Ed. Unigraf: 1985, p. 46;
- Revista Comercial de Esperança, Ano V. Editor Fernando Rocha. Esperança/PB: dezembro de 2008;
- Manuscrito: Evaldo Brasil, que foi ator neste cenário (Panela de Barro, Tupiniquim, Semap etc.) e hoje tem a sala de aula como palco no teatro da vida;
- Blog SEDUC, Esperança/PB: http://seceducaesperanca.blogspot.com. Postagem: Escola Dom Palmeira (Colégio Diocesano de Esperança).
História Esperancense - http://historiaesperancense.blogspot.com Conteúdo protegido pela Lei de Direitos autorais (Lei nº 9.910/98)

Um comentário:

  1. Austera, de posição firme mas que primava pela educação; quem teve o privilégio de estudar com D. Hosana certamente não esqueceu os seus ensinamentos que iam além das matérias cobradas pelo MEC. Eram experiências e conceitos morais que formavam para a vida. Não conheço ninguém que não tenha estudado com esta professora que não sobressaiu em sua profissão.

    Rau Ferreira
    História Esperancense

    ResponderExcluir