Páginas

domingo, 30 de janeiro de 2011

Padre Alexandre



Nascido dia 10 de junho de 1978, na cidade de São João do Rio do Peixe, começou sua experiência vocacional aos 16 anos, em Boqueirão.
Mas foi aqui em Esperança que o chamado se tornou mais forte, quando ingressou no pré-seminário Nossa Senhora das Graças, em 1996. No ano seguinte foi para João Pessoa, cursar Filosofia e Teologia, no Seminário Arquidiocesano da Paraíba Imaculada Conceição.
Em 2002 recebe os primeiros ministérios de Leitor e Acólito, pela imposição das mãos do bispo diocesano Dom Matias Patrício.
Em 2003 fez seu estágio Pastoral na Paróquia da Sagrada Família, em Campina Grande, onde foi ordenado diácono e em seguida veio dar continuidade ao seu estágio pastoral na cidade Esperança.
Em 26 de setembro de 2003 foi celebrada a sua ordenação presbiteral, em Esperança, pelo bispo diocesano Dom Matias, no ginásio “O Vovozão”.
No dia 10 de outubro de 2004 toma posse como administrador paroquial, sob as bênçãos da Virgem Mãe do Bom Conselho.
Dando continuidade a missão de pastorear as ovelhas deixadas por Pe. Damião, sabendo ele que apesar da pouca experiência, seguir o desafio do chamado de Deus para evangelizar era preciso. E assim, o fez...
“Dou a minha vida pelas minhas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste rebanho. Preciso conduzi-las também, e ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só pastor.” (João 10. 16)
-Como Bom Pastor, Alexandre, eis que se renova o chamado e partes para aumentar o rebanho do Senhor, onde existem ovelhas assim como nós, a espera da ação evangelizadora de um servo que tanto amor e carinho tem pelos seus.
Como padre ele canalizou o vigor de sua juventude a serviço da comunidade esperancense. Sua gestão foi marcada pelo dinamismo de ações em diversas áreas. Promoveu as comemorações do Centenário da Paróquia em 2008, realizando a Reforma da Capelinha Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a implantação da – EXPOCEM  e o lançamento da Revista Centenário.
Foi como diz o próprio slogan do projeto “A serviço da Comunidade” que propiciou uma melhor qualidade de vida para os menos favorecidos, oferecendo formação tecnológica com dignidade conduzindo crianças, jovens e adultos a tão esperada inclusão social: A criação da escola de informática, “INCLUS.COM”.
Criação do Site da Paróquia, reabertura das transmissões de missas via ondas de rádio. Uma verdadeira informatização no seio da paróquia.
Do ponto de vista da evangelização, o Padre José Alexandre assumiu um papel de extrema importância: a manutenção, expansão e criação de novos grupos, movimentos, obras e pastorais.
O terço dos Homens
Teve a preocupação de priorizar a formação dos evangelizadores e leigos com a Escola Teológica Popular e também com a formação dos tempos litúrgicos.
Fest Vocacional
A Pastoral da Pessoa idosa
A Pastoral da Ayds
Incentivo aos grupos e movimentos: Irmãos do Santíssimo, Ministros Extraordinários da Comunhão, acólitos e comunidades.
Resgate da Crisma de Adulto

E seu marco maior que servirá a muitas futuras gerações: a construção do Centro Pastoral Paroquial Padre Damião Ferreira dos Santos, como um grande espaço de formação e evangelização em nossa paróquia.

Enfim, um pastor, o padre, o amigo, ...  o irmão.  O missionário de Deus a Serviço da Vida.

(Texto de Marilda Coelho / Cristiano Dias / Maurício Nascimento)

Nenhum comentário:

Postar um comentário