Páginas

sábado, 1 de janeiro de 2011

CAPELINHA DE N. S. DO PERPÉTUO SOCORRO


Um dos lugares mais belos e importantes do nosso município é a “Capelinha” dedicada a Nossa Senhora do Perpétuo do Socorro. Este obelisco fica sob um imenso lagedo de pedras, localizado no bairro “Beleza dos Campos”, cuja entrada se dá pela Rua Barão do Rio Branco.
Consta que na década de 20 houve um grande surto de cólera, causando uma verdadeira pandemia. Dona Esther, esposa do Ex-prefeito Manuel Rodrigues de Oliveira, teria feito uma promessa e preconizado o fim daquele mal. Alcançada a graça, fez construir aquele símbolo de religiosidade e devoção que foi inaugurada pelo Padre José Borges.
Nele encontramos uma lápide com a inscrição que motivou a sua construção. E no seu interior um altar em alvenaria e um quadro com um jornal da época. O hino de sua evocação foi escrito por Sebastião Florentino (Basto de Tino).
Em 2008 este monumento passou por um intenso processo de restauração. O Monge Beneditino Adriano de Lima, especialista no assunto trabalhou durante 45 dias naquela obra removendo toda a pintura antiga até chegar na camada original.
Ainda foram recuperados o altar-mor e as portas da capela. Os trabalhos de recuperação coincidiram com as comemorações do centenário da paróquia.

Rau Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário