Páginas

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

TRANSFORMAÇÃO DA RUA MANUEL RODRIGUES EM ESPAÇO ECONÔMICO


Marilda Coelho da Silva (Professora / Historiadora e Especialista em Educação Profissional de Jovens e Adultos – PROEJA / Graduando em Filosofia / Coordenadora de Ciências Humanas e suas Tecnologias em Esperança).
 
A cidade de Esperança-PB tem no comércio sua principal atividade econômica, destacando-se como a 11ª em arrecadação de ICMS na Paraíba. O desenvolvimento do seu espaço urbano é influenciado por empresas orientadas por uma estratégia de crescimento seguro e constante, resultando em um forte crescimento econômico, acompanhando as flutuações e tendências de mercado.
            A Rua Manuel Rodrigues de Oliveira apresenta-se como um fenômeno de desenvolvimento local que apresenta uma requalificação espacial, cuja especificidade é a transformação do espaço urbano, que antes abrigava a função de habitação das famílias mais importantes de classe média/alta, em espaço eminentemente econômico.
Esse desempenho econômico tem reflexo positivo para o município, paralelamente à economia, demonstra-se o crescimento urbano, apresentando uma paisagem relativa aos grandes centros urbanos, como exemplo, o Esperança Trade Center. Percebemos práticas espaciais realizadas de forma racional, pensando-se em um bem comum: o desenvolvimento econômico e do espaço urbano, sem nenhum levar vantagem em detrimento do outro, demonstrando que o econômico se reflete no social e necessita do físico para ampliar-se e desenvolveu-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário