Páginas

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O PASTORIL DE ESPERANÇA

O pastoril é um folguedo popular exibido por garotas e mocinhas que defendem suas correntes, vermelha e azul. A temática gira em torno do nascimento de Cristo.
A dramatização representa o nascimento do menino Jesus, através de canções que contam a aventura das pastoras em visita a manjedoura de Belém. É uma forma animada de se transmitir a história ao longo dos tempos.
Em Esperança a encenação ganhou força na década de 50, sendo comandado por duas senhoras: Corina Cabugá e Dedita. Esta apresentação acontecia após os atos lito-litúrgidos da padroeira, em frente a “Loja Ideal” de Manuel Rodrigues.
Durante a exibição cada uma delas desfila e canta para arrecadar dinheiro para os trabalhos da igreja. Em alguns momentos os partidários chamavam uma em particular e alfinetavam dinheiro em sua bandeira. Havia ainda as figuras do pastorinho e da cigana. No final todo o montante arrecadado era doado ao patrimônio da igreja.
Posteriormente os trabalhos foram coordenados por Dona Hilda Batista e Vitória Régia Coêlho.
Em 2009 a encenação voltou a se realizar nas ruas de Esperança organizado por Vitória e Socorro Aparecida do Departamento de Cultura Municipal. 
O evento foi registrado pelas lentes de Rodolpho Raphael do site Notícias EsperancensesCerca de vinte moças disputaram a atenção dos esperancenses no largo da Igreja Matriz, próximo ao Calçadão. E com muita desenvoltura defenderam as cores dos cordões mantendo viva a tradição do pastoril em nossa cidade.
No detalhe da foto os pastoreios de ontem e hoje.


Rau Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário