Páginas

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

OS ÍNDIOS BANABUYÉS DE ESPERANÇA

Antes da colonização a Paraíba era habitada pelos Índios Cariris que ocupavam o litoral. Por volta de 1500 eles entraram em luta com os Tupi-guaranis e foram forçados a se estabelecerem no Planalto da Borborema.
Em Esperança, fixaram-se nas proximidades do Tanque do Araçá e foram denominados de “Banabuyés” por conta destas terras. Mas há registros de sua passagem em Lagoa de Pedra, onde se encontram algumas inscrições rupestres.
Eram originalmente nômades e viviam da caça e pesca, não praticavam a agricultura e diziam ter vindo de um grande lago. Primatas ferozes, usavam armas e costumavam guerrear, sendo por isso chamados de “tapuias” pelas outras tribos, palavra que significa “inimigo” na sua língua-materna. O Marinheiro Barbosa foi o primeiro a construir uma casa naquelas imediações, contudo deve ter encontrado alguma resistência e talvez por essa razão não tenha permanecido no local muito tempo no local.
Com o passar do tempo boa parte dos Cariris haviam sido banidos deixando as férteis terras para os colonizadores, enquanto outros passaram a viver em harmoniosa miscigenação.
Não sabemos ao certo qual o destino que tomaram os Banabuyés, se foram catequizados e permaneceram integrados a vida desta comuna ou seguiram rumo ao sertão. O certo é que anos mais tarde os irmãos Diniz construíram suas residências na atual Avenida Manuel Rodrigues, seguidos que foram por diversos colonos dando início assim a uma pequena povoação e feira, da qual se origina a cidade de Esperança.
Rau Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário