A Secretária de Educação de Esperança Marilene Diniz, a professora/coordenadora pedagógica Marilda Coelho e a professora Maricélia Diniz participaram em João Pessoa no Auditório de Justiça da Paraíba do lançamento do Plano Nacional de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico – Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e africana. O encontro ocorreu em razão de que, o Ministério da Educação, comprometido com a pauta de políticas afirmativas do governo federal, vem instituindo e implementando um conjunto de medidas e ações com o objetivo de corrigir injustiças, eliminar e promover a inclusão social e a cidadania para todos no sistema educacional brasileiro.
A Lei 10.639/03 estabelece a obrigatoriedade dos conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africana no currículo das redes de ensino, coloca um desafio para os gestores e profissionais da educação: tornar de fato a escola um espaço multicultural e democrático. Esse exercício se constitui numa oportunidade do sistema de ensino romper com a perspectiva eurocêntrica de educação e construção do conhecimento, uma vez que essa lei não obriga, apenas, a inserção dos conteúdos que dizem respeito à história e a cultura dos afro-descendentes, mas estabelece o desenvolvimento da educação, na perspectiva antirracista. Isso incide na valorização do repertório cultural das pessoas negras, e sua presença na formação do Brasil, nos seus diversos aspectos.
Nesse contexto, a Secretaria de Educação de Esperança, avança também, vai mobilizar os educadores (as) para a partir de então, o fazer pedagógico, as relações e as práticas cotidianas desenvolvidas no interior da escola sejam transformados, de modo a contemplar os sujeitos negros (as) nela envolvidos e/ou os que estejam em qualquer parte do país e têm a cultura afro-brasileira como referência.
Portanto, temos mais uma ação da Secretaria de Educação voltada para o resgate histórico da contribuição dos negros na construção e formação da sociedade brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário