Páginas

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Antônio Barbosa: museu privado sobre história de Esperança


Quem tem o prazer de visitar a residência do Sr. Antônio Barbosa na Rua Antenor Navarro na cidade de Esperança, tem a impressão que se trata de uma extensão de um museu histórico sobre a cidade de Esperança. Mas, na verdade trata-se de um empresário do campo da eletrônica, apaixonado pela história de Esperança. Para preservar a memória histórica de Esperança seu Antônio Barbosa coleciona, há bastante tempo, fotografias antigas, as quais retratam prédios, fatos e personagens importantes da história da cidade.
            “Um passeio pela casa de Antônio Babosa é marcar um encontro com o passado. É ser testemunha, por exemplo, da solenidade de inauguração da energia elétrica da cidade; é se tornar parceiro dos negócios do empresário José Ramalho da Costa; é ser cúmplice também da chegada do progresso na cidade quando o empresário Antônio Nogueira instalou a Sambra, um grande empreendimento na área comercial e, ainda, é ser confidente do homem público Chico Souto, um dos representantes políticos da cidade na década de sessenta. E como se não bastasse, é caminhar pela cidade ao lado de Monsenhor Palmeira, outro grande benfeitor da região” (JACINTO BARBOSA, 2007).
            Realmente, as palavras do inesquecível jornalista Jacinto Barbosa retratam a real situação do acervo fotográfico presente na casa de Seu Antônio Barbosa, aliás, esses são alguns exemplos do que podemos encontrar lá, há muitas outras fontes históricas, como a foto da Igreja Matriz no ano de 1935, sem a torre principal na sua primeira construção (acreditamos que é uma das fotos mais antigas preservada da cidade) e do América Futebol Clube, além de uma coleção de rádios (40 aparelhos) de variados tamanhos, datas e modelos (todos funcionando, inclusive tem rádio da década de 50) e de disco em vinil (cerca de 1.500) de grandes cantores da Velha Guarda, principalmente.
            Para a geração atual que não teve a oportunidade de conhecer os patrimônios históricos da cidade, a exemplo do casarão do primeiro prefeito Manuel Rodrigues (1925-1929), que foi demolido para a construção do Banco do Brasil, no acervo histórico de Seu Antônio Barbosa pode viajar no tempo e conhecê-lo.
            Portanto, não podemos dizer que Esperança não tem um museu histórico... Pois, seu Antônio Barbosa tem um museu privado que contempla boa parte da história política, social e econômica de Esperança nos seus 84 anos de emancipação política. Certamente, as futuras gerações conhecerão a história de Esperança através do seu acervo.
            Parabéns seu Antônio pela iniciativa e pelo amor a história de Esperança!
             

Nenhum comentário:

Postar um comentário