É impressionante como as pessoas anônimas são reconhecidas,
cumprimentadas e abraçadas nas ruas nesta época eleitoral.
Interessante que, parece que você estava invisível: os pretensos candidatos
passavam por você e não te viam, de repente, parecem que fizeram uma consulta
oftalmológica e passaram a enxergar os que “estavam invisíveis”. Mas, será que
essa estratégia ainda convence os eleitores? Nem sempre! Hoje o eleitorado tá
exigente e os candidatos precisam investir em Marketing Político.
O Marketing
Político vem se consolidando cada vez mais como peça fundamental no processo
eleitoral. Estes são as técnicas e conceitos mais modernos e eficazes,
garantindo uma campanha estruturada, marcante e eficiente. Uma campanha de
marketing político.
É
impossível pensar em eleições nos dias de hoje sem pensar numa estrutura de
marketing atuando em todos os segmentos do eleitorado. Propaganda eleitoral deixou de ser apenas o ato de
imprimir alguns milhares de folhetos coloridos e pichar os muros da cidade com
o nome do candidato.
As
campanhas eleitorais deixaram de ser intuitivas e se tornaram racionais, os
palpites gratuitos cederam lugar à pesquisa; os temas principais, com
determinadas palavras de ordem, aparentemente corretas, mas aleatórias, agora
têm origem em slogans com conceito e estratégia. Enfim: a propaganda política
deixou para trás o amadorismo para se tornar profissional.
Marketing Político são todos os
recursos utilizados na troca de benefícios entre candidatos e eleitores, tais
como: a existência de planos estratégicos, de orientação geral e detalhamento
de atividades, tempo e recursos; a existência de mão de obra especializada
em propaganda e a existência de um monitoramento durante todo o processo.
É
importante lembrar que sucesso de um candidato vai depender de vários fatores,
tais como: o meio ambiente em que se realiza a campanha eleitoral, a
administração da campanha eleitoral, que é a sua principal força de vendas, formada
pelo próprio candidato, pelo seu partido político e os grupos de interesse
alinhados com a sua candidatura; o conceito de produto, que é a filosofia
política do candidato, a escolha de temas específicos a serem tratados e a
definição de suas posições a propósito dos temas. Além da formulação e da adoção
de um estilo pessoal que conserve e amplie suas qualidades.
Em
resumo, o candidato deve planejar
formalmente a sua estratégia de campanha, sua postura diante dos problemas, sua
propaganda, suas aparições, sua base para a obtenção de fundos, sua monitoria
da situação, seus objetivos, sua alocação de recursos e o tempo de que dispõe
para obter a aprovação dos eleitores; construir uma forte organização de ações,
capaz de reforçar, durante todo o processo, as posições assumidas durante a
campanha eleitoral, sem que ocorra a perda de campos já conquistados.
E aos leitores, cabe fazer a melhor
escolha.....
Marilda Coelho da Silva
(Professora / Historiadora e Especialista em Educação Profissional de Jovens e
Adultos).
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