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domingo, 29 de abril de 2012

ÀS VEZES NOS TORNAMOS “INVISÍVEIS”


É impressionante como as pessoas anônimas são reconhecidas, cumprimentadas e abraçadas nas ruas nesta época eleitoral. Interessante que, parece que você estava invisível: os pretensos candidatos passavam por você e não te viam, de repente, parecem que fizeram uma consulta oftalmológica e passaram a enxergar os que “estavam invisíveis”. Mas, será que essa estratégia ainda convence os eleitores? Nem sempre! Hoje o eleitorado tá exigente e os candidatos precisam investir em Marketing Político.
            O Marketing Político vem se consolidando cada vez mais como peça fundamental no processo eleitoral. Estes são as técnicas e conceitos mais modernos e eficazes, garantindo uma campanha estruturada, marcante e eficiente. Uma campanha de marketing político.
            É impossível pensar em eleições nos dias de hoje sem pensar numa estrutura de marketing atuando em todos os segmentos do eleitorado. Propaganda eleitoral deixou de ser apenas o ato de imprimir alguns milhares de folhetos coloridos e pichar os muros da cidade com o nome do candidato.
            As campanhas eleitorais deixaram de ser intuitivas e se tornaram racionais, os palpites gratuitos cederam lugar à pesquisa; os temas principais, com determinadas palavras de ordem, aparentemente corretas, mas aleatórias, agora têm origem em slogans com conceito e estratégia. Enfim: a propaganda política deixou para trás o amadorismo para se tornar profissional.
            Marketing Político são todos os recursos utilizados na troca de benefícios entre candidatos e eleitores, tais como: a existência de planos estratégicos, de orientação geral e detalhamento de atividades, tempo e recursos; a existência de mão de obra especializada em propaganda e a existência de um monitoramento durante todo o processo.
            É importante lembrar que sucesso de um candidato vai depender de vários fatores, tais como: o meio ambiente em que se realiza a campanha eleitoral, a administração da campanha eleitoral, que é a sua principal força de vendas, formada pelo próprio candidato, pelo seu partido político e os grupos de interesse alinhados com a sua candidatura; o conceito de produto, que é a filosofia política do candidato, a escolha de temas específicos a serem tratados e a definição de suas posições a propósito dos temas. Além da formulação e da adoção de um estilo pessoal que conserve e amplie suas qualidades.
            Em resumo, o candidato deve planejar formalmente a sua estratégia de campanha, sua postura diante dos problemas, sua propaganda, suas aparições, sua base para a obtenção de fundos, sua monitoria da situação, seus objetivos, sua alocação de recursos e o tempo de que dispõe para obter a aprovação dos eleitores; construir uma forte organização de ações, capaz de reforçar, durante todo o processo, as posições assumidas durante a campanha eleitoral, sem que ocorra a perda de campos já conquistados.
            E aos leitores, cabe fazer a melhor escolha.....

 
Marilda Coelho da Silva (Professora / Historiadora e Especialista em Educação Profissional de Jovens e Adultos).

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