Páginas

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

José Gomes Coêlho

José Gomes Coelho é patrono da Cadeira 14 do IHGP. Professor formado pela Escola Normal da Paraíba e diplomado em Direito pela Faculdade do Recife. Nasceu em Esperança no dia 13 de abril de 1898 e faleceu em João Pessoa em 18 de dezembro de 1954, sendo filho do casal Eusébio Joaquim da Silva Coelho e Débora Clotilde Gomes Coelho.
Em sua carreira colacionou diversas funções: Agrimessor da turma pioneira do Liceu Paraibano; Inspetor Fiscal do Ensino; professor do antigo Liceu Paraibano e da Escola Normal, dos quais também foi Diretor; e ensinou no Instituto Underwood. Exerceu a direção dos Serviços Elétricos e atuou como Secretário da Fazenda no governo Argemiro de Figueiredo (1937), foi também Juiz do Tribunal Regional Eleitoral e catedrático da Faculdade de Ciências Econômicas da Paraíba.
Na condição de topógrafo, participou da Comissão que tratou das divisas entre a Paraíba e Pernambuco, apresentando um esboço topográfico sobre a posição daqueles limites.
Fundou em Campina Grande uma sociedade de letras (1913) com o nome de “Gabinete de Leitura 7 de Setembro”, que funcionou na rua da Independência (atual Maciel Pinheiro).
Ingressou no Instituto Histórico da Paraíba em 1914, sediado em João Pessoa, onde foi Bibliotecário (1915), membro da Comissão de Revista (1916), e 2º Secretário da Diretoria do VII Congresso Brasileiro de Geografia (1920).
Publicou o livro “Escorço de Corografia da Paraíba” (1919), que foi depois adaptado para as escolas públicas do Estado

Rau Ferreira

Fonte:
- LEAL, José.Dicionário Bibliográfico Paraibano. FUNCEP: 1990;
- IHGP, Boletim Informativo nº. 21. João Pessoa/PB: 1994;
- IHGP, Livro Memorial. Disponível em http://www.ihgp.net/memorial4.htm;
História Esperancense - http://historiaesperancense.blogspot.com Conteúdo protegido pela Lei de Direitos autorais (Lei nº 9.610/98)

Nenhum comentário:

Postar um comentário