Páginas

quarta-feira, 1 de junho de 2011

CULTURA ADORMECIDA EM ESPERANÇA


Esperança é uma cidade que avança muito bem em alguns setores sociais, com destaque na educação (ficou em 5º lugar no IDEB da Paraíba em 2010), com um razoável desenvolvimento econômico, destacando-se em arrecadação de ICMS na Paraíba (11º lugar). Porém, a cidade de Esperança tem uma dívida com a cultura local. Pouco se investe em cultura nesta cidade, com ressalvas para comemorações periódicas, como o São João, Carnaval e eventos isoladas nas escolas.
            O mês junino se aproxima e todos começam a celebrar as manifestações culturais, mas passado esse período, por um bom tempo ninguém mais fala em cultura. É como se a cultura ficasse adormecida por um longo período.
            A juventude de Esperança não conhece práticas cotidianas culturais. Muito se tem falado e criticado a função que hoje a PRAÇA DA CULTURA ocupa pelos jovens ociosos. Mas, pergunta-se: o que Esperança tem a oferecer aos jovens como espaço de lazer. De quem é a culpa dos jovens usarem a PRAÇA DA CULTURA para consumo de drogas? Além da Praça da Cultura e de uma numerosa quantidade de bares existentes na cidade, qual espaço de lazer existe para a juventude frequentar nos finais de semana? Vejamos a situação do Campestre, do Caobe...
            Acreditamos que já passa da hora de se investir em um espaço de cultura nesta cidade. Visualiza-se o esforço de algumas pessoas, a exemplo de Marquinhos Pintor, que dar alguns passos na Comunidade São Francisco, tentando levar atividades culturais para os jovens, numa atitude extremamente positiva, pois no momento em que se oferece aos jovens uma atividade cultural estar evitando que o mesmo conheça o mundo das drogas. Mas, sabemos que Marquinho Pintor não vai resolver o problema da falta de incentivo cultural sozinho. Essa bandeira da cultural é uma obrigação social de todos, principalmente de quem está representando o povo no poder...

Por  / Marilda Coelho da Silva (Professora / Historiadora e Especialista em Educação Profissional de Jovens e Adultos – PROEJA / Graduanda em Filosofia / Coordenadora de Ciências Humanas e suas Tecnologias na cidade de Esperança / Mestranda em História pela UFCG).



           

Nenhum comentário:

Postar um comentário