Páginas

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Beatificação do Monsenhor José da Silva Coutinho – Padre Zé


Atendendo aos apelos de inúmeros fiéis, iniciou-se na Paraíba os procedimentos necessários para o processo de beatificação do Monsenhor José da Silva Coutinho. A beatificação consiste em provar através de depoimentos que o candidato praticou em grau heroico todas as virtudes cristãs. Na segunda etapa, a Igreja pede a apresentação de um milagre comprovado, alcançado através da intercessão do candidato à beatificação. Só valem milagres acontecidos após a morte dele. No decorrer da primeira etapa, recolhem-se graças ou curas extraordinárias. Forma-se outro tribunal canônico: convocam-se testemunhas e médicos, para examinar as curas apresentadas. Se uma cura for declarada inexplicável pela medicina atual e aprovada pela comissão dos teólogos, o candidato pode ser proclamado BEATO ou Bem-aventurado e ser venerado na região onde viveu. Atualmente basta um milagre para a beatificação.
            O Monsenhor José da Silva Coutinho - Padre Zé, nasceu na localidade Banabuié, quando a cidade de Esperança ainda era vila, no dia 18/11/1897, filho de Júlio da Silva Coutinho e Eusébia de Carvalho Coutinho.  Entrou no Seminário da Paraíba em 01 de março de 1908, onde fez todo o seu curso eclesiástico, ascendendo ao presbiterato em 23 de maio de 1920, na Igreja Matriz da Catedral Nossa Senhora das Neves, Capital da Paraíba. Em João Pessoa, foi gerente do Jornal A Imprensa, Capelão de Cruz das Armas (1920), Ecônomo do Colégio Pio X (1924), Ecônomo do Seminário da Paraíba e Capelão da Ordem III do Carmo (1927, 1937-1940), Vigário da Catedral de Nossa Senhora das Neves (1929 – 1937), Chefe do Serviço de Assistência Social do Estado, Capelão do Abrigo Jesus de Nazaré (1940-1943), Capelão da Igreja de Nossa Senhora das Mercês (1943). Tocava piano, órgão, flauta e violino e compôs diversas músicas. Em 24 de junho de 1964, lança a pedra fundamental da Casa do Pobre ou do Padre Zé (Hospital Padre Zé).
            Mas, foi nas obras sociais que o famoso padre se destacou. Monsenhor Coutinho foi o pioneiro na promoção humana, tendo fundado a 19 de março de 1935 o "Instituto São José" em João Pessoa, com cursos profissionalizantes e assistência às pessoas carentes, o qual dirigiu até seu falecimento, tornando-se conhecido como o "Pai da Pobreza". Nos últimos anos, já de idade avançada, saia em sua cadeira de rodas para angariar fundos para as suas obras sociais. Cidadão benemérito de mais de 40 municípios. Faleceu no dia 5 de novembro de 1973, e foi sepultado no Cemitério Senhor da Boa Sentença.
                Os familiares do Padre Zé estão catalogando milagres comprovadamente registrados e atribuídos ao Monsenhor José Coutinho, para fundamentar o processo de pedido de beatificação. O desembargador Júlio Aurélio, sobrinho e testamenteiro de Padre Zé Coutinho, disse que há muito tempo que a família vem recebendo apelos no sentido de que se dê início ao processo de beatificação (Portal Correio).
            Em Esperança, por meio da lei estadual nº 4.010, de 15/08/1978, o Colégio Estadual recebeu o nome do Monsenhor José da Silva Coutinho.
           
(Fontes: http://www.portalcorreio.com.br/noticias/matLer.asp?newsId=15144; Revista Esperança, 2007, Livro Apontamentos Biográficos do Clero da Arquidiocese da Paraíba – 1894 - 2004).

Por Marilda Coelho da Silva (Professora / Historiadora e Especialista em Educação Profissional de Jovens e Adultos – PROEJA / Graduanda em Filosofia / Coordenadora de Ciências Humanas e suas Tecnologias na cidade de Esperança / Mestranda em História pela UFCG).

Nenhum comentário:

Postar um comentário