Páginas

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Turma de Filosofia de Esperança realiza o 1º Café Filosófico

A turma de Filosofia do Instituto Teológico Pedagógico da Paraíba – INTEPPB, polo Esperança, realizará no próximo domingo (05/12/2010), as 8 hs., na Escola José Souto o 1º Café Filosófico – um debate que abordará sobre a existência de Deus (como acreditar nesse Deus que você não ver...), na visão de um filósofo, um espírita e um teólogo.
            Você é nosso convidado especial.
Marilda Coelho – graduanda em Filosofia

domingo, 28 de novembro de 2010

ESPERANÇA: 85 ANOS DE CRESCIMENTO E PROSPERIDADE

Neste 1º de dezembro de 2010 a cidade de Esperança completa 85 anos de emancipação política. Foi emancipada em 1º de dezembro de 1925, desmembrando-se de Alagoa Nova. A partir de 1925, com a administração do primeiro prefeito Manoel Rodrigues de Oliveira, aos dias atuais com a administração do prefeito Nobson Pedro de Almeida, são 85 anos de muitas lutas, conquistas e sucesso nos segmentos socioeconômicos e culturais.
            Desde os primeiros habitantes - os Índios Cariris e da aproximação dos colonos, constata-se que o município e seus habitantes são propensos ao empreendedorismo, resultando no forte desenvolvimento econômico. Hoje, com mais de 31 mil habitantes, Esperança é a 11ª em arrecadação de ICMS entre os 223 municípios da Paraíba. As empresas de médio e grande porte instaladas no município garantem emprego à boa parte da população, gerando assim, uma melhor qualidade de vida. 
            Celebrar 85 anos de história é motivo de muita alegria para os administradores e esperancenses em geral, pois Esperança vivencia um importante momento de sua história, destacando-se no cenário paraibano, graças aos investimentos de grandes empresários e dos serviços públicos ofertados pela atual administração municipal que nos últimos 2 anos vem realizando um GOVERNO PARA TODOS.

Profª Marilda Coelho

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Aluno da Escola Dom Palmeira destaca-se na Olimpíada Brasileira de Matemática




            O aluno Allan Kewem Câmara de Oliveira da EMEF Dom Manuel Palmeira da Rocha em Esperança, destacou-se com sucesso na 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP, 2010). Allan é aluno do 7º Ano, tem como professor de Matemática Kleber José e teve como coordenadora nesta Olimpíada, a professora Juanbélia Azevedo. O mesmo foi classificado em 10º lugar de 44 finalistas na Paraíba no nível 1. Como reconhecimento pela brilhante participação receberá o Certificado de Menção Honrosa.
            Parabéns Allan, Professores Kleber e Juanbélia, direção, e todos que fazem a Família Dom Palmeira (Profª. Marilda Coelho).

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Redação final do Projeto de Lei para 14º salário para o Magistério


                          LEI Nº. 043, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2010.


Institui o décimo quarto salário dos profissionais da educação da rede municipal de ensino do Município de Esperança, Estado da Paraíba, e dá outras providências.


O Prefeito Constitucional do Município de Esperança, Estado da Paraíba, no uso de suas atribuições legais e de acordo com o art.30, I,da Constituição  Federal, combinado com o art.62, I, da Lei Orgânica Municipal, FAZ SABER  que a Câmara Municipal aprovou e SANCIONA a presente Lei:
Art. 1º. Os profissionais da educação do Município de Esperança, que se encontram no efetivo exercício de suas funções, farão jus ao décimo quarto salário, com base na remuneração integral do mês de dezembro, considerando ainda os saldos do FUNDEB.
Art. 2º. Para os efeitos dessa Lei, consideram-se profissionais da educação da rede municipal de ensino em efetivo exercício de suas funções, o conjunto de profissionais em educação que exercem atividades de docência, os que oferecem suporte pedagógico direto a tais atividades, assim considerados: direção ou administração escolar, planejamento, inspeção e supervisão, orientação educacional e coordenação pedagógica; e os que oferecem atividades de apoio pedagógico, assim considerados: orientação psicopedagógica e orientação escola/comunidade, e, os que estejam de Licença Maternidade.
Art. 3º. Não farão jus ao décimo quarto salário todos aqueles profissionais da educação que não estejam no efetivo exercício de suas funções, especificamente assim qualificados: aposentados e pensionistas, aqueles que se encontram em desvio de função, os que estejam gozando de licença sem vencimento e/ou licença prêmio, bem como todos aqueles que não estejam direta e efetivamente vinculados à função para a qual foram designados.
Art. 4º. A gratificação de que trata esta lei será custeada com os recursos do FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.
Art. 5º. O pagamento do décimo quarto salário deve ser realizado até o final de cada exercício administrativo-financeiro.
Art. 6º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Gabinete do Prefeito Municipal de Esperança-PB, em 19 de novembro de 2010.



Nobson Pedro de Almeida
Prefeito Municipal

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Antônio Barbosa: museu privado sobre história de Esperança


Quem tem o prazer de visitar a residência do Sr. Antônio Barbosa na Rua Antenor Navarro na cidade de Esperança, tem a impressão que se trata de uma extensão de um museu histórico sobre a cidade de Esperança. Mas, na verdade trata-se de um empresário do campo da eletrônica, apaixonado pela história de Esperança. Para preservar a memória histórica de Esperança seu Antônio Barbosa coleciona, há bastante tempo, fotografias antigas, as quais retratam prédios, fatos e personagens importantes da história da cidade.
            “Um passeio pela casa de Antônio Babosa é marcar um encontro com o passado. É ser testemunha, por exemplo, da solenidade de inauguração da energia elétrica da cidade; é se tornar parceiro dos negócios do empresário José Ramalho da Costa; é ser cúmplice também da chegada do progresso na cidade quando o empresário Antônio Nogueira instalou a Sambra, um grande empreendimento na área comercial e, ainda, é ser confidente do homem público Chico Souto, um dos representantes políticos da cidade na década de sessenta. E como se não bastasse, é caminhar pela cidade ao lado de Monsenhor Palmeira, outro grande benfeitor da região” (JACINTO BARBOSA, 2007).
            Realmente, as palavras do inesquecível jornalista Jacinto Barbosa retratam a real situação do acervo fotográfico presente na casa de Seu Antônio Barbosa, aliás, esses são alguns exemplos do que podemos encontrar lá, há muitas outras fontes históricas, como a foto da Igreja Matriz no ano de 1935, sem a torre principal na sua primeira construção (acreditamos que é uma das fotos mais antigas preservada da cidade) e do América Futebol Clube, além de uma coleção de rádios (40 aparelhos) de variados tamanhos, datas e modelos (todos funcionando, inclusive tem rádio da década de 50) e de disco em vinil (cerca de 1.500) de grandes cantores da Velha Guarda, principalmente.
            Para a geração atual que não teve a oportunidade de conhecer os patrimônios históricos da cidade, a exemplo do casarão do primeiro prefeito Manuel Rodrigues (1925-1929), que foi demolido para a construção do Banco do Brasil, no acervo histórico de Seu Antônio Barbosa pode viajar no tempo e conhecê-lo.
            Portanto, não podemos dizer que Esperança não tem um museu histórico... Pois, seu Antônio Barbosa tem um museu privado que contempla boa parte da história política, social e econômica de Esperança nos seus 84 anos de emancipação política. Certamente, as futuras gerações conhecerão a história de Esperança através do seu acervo.
            Parabéns seu Antônio pela iniciativa e pelo amor a história de Esperança!
             

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

INACINHA: PREFEITA POR UM DIA




           

            Não é de hoje que a mulher esperancense tem mostrado competência nas funções que assumem na sociedade. Observamos que a mesma tem se destacado em vários setores sociais que assumem. Mas, em especial, vamos voltar nosso olhar para uma grande mulher chamada Inácia Celestino (para os amigos Inacinha), que sempre fez parte da história de Esperança, mas que no ano de 1959, época em que a participação feminina em cargos públicos era restrita, ela teve seu dia de prefeita na Prefeitura Municipal de Esperança.
            Isso mesmo, Inacinha Celestino teve uma importante participação na história política de Esperança, pouca gente sabe disso, mas no dia 30 de novembro de 1959 ela assumiu a função de Prefeita Municipal, ocasião em que a mesma assumira o cargo de Secretária da Prefeitura Municipal no decorrer de 4 anos, transmitiu o governo municipal ao prefeito eleito Dr. Arlindo Delgado, pois na época, o prefeito Joaquim Virgulino após a derrota nas urnas, no seu último dia de mandato, não quis ficar no cargo para passá-lo para seu sucessor, ausentou-se da cidade, e como a Câmara Municipal estava em formação, não tendo um vereador constituído e legalizado para assumir tal atribuição, ele (Joaquim Virgulino) passou as atribuições do último dia de se governo para Inacinha, as quais, ela cumpriu com responsabilidade, passou o cargo ao prefeito eleito Dr. Arlindo Delgado, fez o registro desse fato em ata, a qual ela guarda até hoje.